Propósito da Comunidade Hallel

Propósito da Comunidade Hallel
Viver este ano como Deus quer.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Liberdade Interior

"Devolvei, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"; "Ninguém me tira a vida, eu a dou livremente". Declarações desconcertantes como estas nos deixam boquiabertos, a refletir sobre uma característica da personalidade de Jesus que convencionou-se chamar de "liberdade interior".
Na verdade, somente quem é livre em seu interior tem condições de sair incólume da armadilha que montavam os fariseus e herodianos no episódio da moeda. Nenhuma pessoa, a não ser que seja inteiramente livre nas profundezas de seu ser, pode declarar, diante de seu juiz, que ninguém lhe tira a vida, mas que a dá livremente, ou que o homem em cujas mãos está sua vida não teria sobre ele nenhuma autoridade se não lhe fosse dada do alto.

Qual o segredo dessa liberdade interior? Qual sua fonte? Seria ela uma característica própria de Jesus, inteiramente homem e inteiramente Deus, ou estaria também ao alcance de todo homem?Jacqes Fesch, um jovem francês, proveniente de uma família abastada, tornou-se adito de drogas pesadas e acabou por assassinar e ser preso. Condenado à morte, após sua conversão na prisão, declara, como Jesus, que ninguém lhe tira a vida, mas a dá livremente e escreve, a poucas horas de sua execução, aos 27 anos:"Uma paz dulcíssima inunda a minha alma desde hoje de manha. Jesus me leva para além do tempo, da angústia e de minhas quatro paredes. Fontes de água viva correm em minha alma à qual nada perturba. Como sou feliz! Daqui a pouco, vou ver minha família pela última vez, provavelmente papai e Pierrete. (...) Eu não morro, apenas mudo de vida (...) a vida é felicidade já que nenhum acontecimento, por mais terrível que seja, poderá nos tirar a esperança e a confiança que temos em Jesus ressuscitado. Além disso, apesar da obscuridade do exílio e das dores que a vida nos traz, é preciso guardar no fundo do coração um pequeno raio da luz do paraíso e nunca nos esquecermos a herança a que somos chamados. (...) Acabo de estar com minha família. Uma última visita transcorrida na paz e muito próximo de Deus." ("Dans 5 heures je verrai Jésus, Journal de Prison, Jacques Fesch", ed. Sarment, France).

É fácil identificar nas palavras de Fesch alguns segredos da liberdade interior: a oração; a vida interior no sentido de "estar atento ao interior", como ensina João da Cruz; a gratidão pelo dom da vida; a esperança e confiança em Jesus ressuscitado; a confiança absoluta na misericórdia de Deus, que nos garante a herança do céu. Para além do texto, sabemos o quanto Fesch desejava confessar-se e comungar o mais freqüentemente possível e o quanto alegrou-se por sua filha Pierrete voltar à Eucaristia. Olho Fesch em sua célula de n. 18 e penso como, afinal, ele foi afortunado para ter tempo e tranqüilidade para corresponder à graça santificante que o Batismo deu a todos nós.

Na correria de hoje, raramente estamos suficientemente atentos ao nosso interior, onde a Trindade habita desde o nosso Batismo. Os acontecimentos nos arrastam como senhores impiedosos, mantendo-nos na superfície da vida, ao ponto de pensarmos que as pessoas ou circunstâncias são capazes de nos causar mal ou de nos trazer a infelicidade. Na verdade, somente nós somos capazes de fazer mal a nós próprios pela maneira como reagimos ao que nos acontece ou à maneira com que nos tratam. Se reagimos com fé, esperança, caridade, confiança em Deus, perdão, misericórdia, o que nos poderá perturbar? O que nos poderá tirar a liberdade interior? Se, entretanto, reagimos com desesperança, ódio, rancor, vingança, medo, qualquer pequeno contratempo nos tira a paz, nos faz transigir em nossa fé e nos aprisiona interiormente.

Roubados de nossa vida interior, de nossa oração quotidiana, de nossa renovação diária de adesão a Jesus e Sua Palavra, ficamos à mercê dos acontecimentos e da opinião dos outros. Passamos a caminhar na contramão do Evangelho, cedendo a modismos e propostas passageiras, contrariando, mesmo sem perceber, aquilo em que deveríamos crer. Com isso, dividimos nosso coração, vendemos nossa consciência, quebramos a coerência interior, leiloamos nossas convicções. Perdemos, assim, aquela capacidade de ver além das aparências tão típica dos que vivem a liberdade interior que vem de estar unido a Jesus e abraçar o Evangelho até o martírio, sem nos vendermos ao que as pessoas pensam ou nos movermos interiormente pelo que nos fazem ou ameaçam fazer.

A fé e confiança que dão a Jacques Fesch, considerado culpado de morte por todos os homens, a liberdade interior jorram como um rio de graça na vida de Santa Gianna Beretta Molla, decidida a morrer para salvar a filha em seu ventre, apesar da opinião de todos os colegas médicos que a cercam. Como um bendito rio de liberdade interior, fé e confiança tomam voz em Madre Teresa de Calcutá em sua coragem de falar abertamente, a quem quer que seja, a verdade do Evangelho, transformando em atos concretos suas convicções. Desemboca este belo rio em João Paulo II, livre de tudo e de todos, livre pela fé, esperança, caridade, oração, perdão. Quatro mártires do nosso tempo: um adito de drogas assassino condenado à morte, que insistiu em confiar na misericórdia de Deus, apesar da sentença dos homens, morto em 1957; uma médica mãe de família elevada aos altares, que insistiu em defender a vida de sua filha, apesar de toda a pressão em contrário, morta em 1961; uma religiosa que insistiu em servir a Jesus e à vida no pobre apesar de todas as acusações de assistencialismo, morta em 1997; um papa que insiste em proclamar a verdade apesar de ser acusado de estar na contramão da história e malgrado a velhice,a imagem pública de fraqueza física e enfermidade. Quatro católicos que proclamam com a vida que a liberdade interior é possível para quem se decide a amar e a haurir da fonte da oração e da vida interior aquele "raio de luz do paraíso" que nos faz devolver a César o que é de César e a Deus o que é de Deus e, interiormente livres, vivermos em coerência com a fé, esperança e amor que nos foram conquistados por Aquele que deu sua vida livremente.
( Texto de Emmir Nogueira - Co-fundadora da Comunidade Shalom )

Deixo hoje esse texto pra você que vem aqui visitar, se conseguiu chegar até aqui é porque a leitura interessou, então pense sobre a sua liberdade interior e não permita que ninguém tire a sua vida, mas que você a dê livremente.

SEJA LIVRE EM CRISTO E DEIXE QUE DO SEU INTERIOR BROTE UM RIO DE ÁGUA VIVA QUE SACIA A SEDE DE MUITOS.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

HOJE QUERO SUA ATENÇÃO!

Pedi sua atenção porque desejo que ao ver essa foto, seu coração sinta o quanto essa "alma" e tantas outras precisam de você, de mim, de nós! Sozinha sei que posso fazer pouco, mas juntos podemos fazer muito ou o que eles precisam.
O Projeto Casa de Acolhimento "Sagrada Face" precisa deixar de ser um projeto para ser realidade e isso depende de mim, depende de nós. Depende de quanto nós estamos dispostos a investir nessas almas e quando digo investir, estou me referindo a seu tempo, a seu bens materiais, a tudo, porque se continuarmos limitando as coisas por exigir de nós que saiamos do nosso comodismo e do nosso conforto, nada vai acontecer!

O mundo será melhor, o quanto formos melhores. É muito fácil dizer que outros precisam ajudar, mas se não partir de nós o primeiro passo, tudo permanecerá imóvel, estático!

Ah meu povo! Como me sinto pequena diante dessa situação. Lembro-me de Madre Teresa de Calcutá, ela começou pedindo na feira alguma coisa dos feirantes para dá as crianças pobres e as reuniu debaixo de uma árvore, depois chegou mais uma para ajudar e outra e depois outros e hoje estão no mundo todo porque ela teve a ousadia de começar. Isso ajuda a aliviar meu coração, pois já começamos e sei que muitos virão ajudar.

Gostaria de expressar em palavras o que sinto, mas não consigo! Essa força que está dentro de mim, se chama DEUS e é Ele que me inquieta, me lança pra frente, me faz sonhar e tornar esse sonho realidade.

Fico dizendo para mim: " Estou disposta a tudo!". Pode não parecer, mas sou tímida, é isso mesmo! mas percebo que já não há mais medo, nem vergonha, quero ir até onde Deus me levar para ajudar no resgate de almas no amor por excelência. Quero fazer a minha parte dando o melhor de mim, nem que tenha que pegar uma sacola, pendurar no pescoço e ir para as feiras pedir.

Em cada novo dia surge uma nova esperança e hoje vou acreditar até adormecer que algo vai acontecer. Deus conhece meu coração e sabe o quanto desejo e quero o melhor para eles.


O Amor precisa ser amado - (Música de Walmir Alencar)

O amor não é amado nos becos e nas ruas O amor se encontra enfermo no leito de um hospital. Não é visitado nos asilos, vive num presídio encarcerado.

O amor tem fome e sede de amor.O amor precisa ser amado.

Renascerá a nova humanidade!Desperta e vê! É tempo de entender, proeza maior não foi pisar na lua, nem grandes feitos, nem poder algum, maior é quem descobre amor em cada um.

Renascerá a nova humanidade!Desperta e vê! Prepara-te pra acolher o Amor Maior que voltará em glória, ama e espera e então verás o Amor será o artista dessa história.

O amor não é amado nos pobres e andarilhos, o amor quer um trabalho para alimentar os seus. Sonha em ter um dia um simples teto, sofre pra encontrar os seus direitos, o amor tem fome e sede de amor. O Amor precisa ser amado.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

AS FOTOS DA MISSÃO

FOI UMA ALEGRIA ESTARMOS JUNTOS COM NOSSOS IRMÃOS E PODER VER JESUS EM CADA UM DELES

TODOS DERAM SUA PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO. SEMPRE COM MUITA ALEGRIA.

PREPARANDO PARA LEVAR A SOPA. AI COMO CHEIRAVA... MAS TODOS ESTAVAM AVISADOS: NINGUÉM IRIA TOMAR SOPA. ERA PRA ELES...E FOI ASSIM

ELAINE FALANDO DO AMOR DE DEUS

O ÍCARO DEU "SHOW" DE EVANGELIZAÇÃO E OTIMISMO

VANDA ARRUMOU UM FILHO LINDO!

O LOUVOR TROUXE ALEGRIA

E A ALEGRIA ERA CONTAGIANTE...

O CONSOLO E A MÃO AMIGA ESTENDIDA TROUXE ALÍVIO AO CORAÇÃO

ELES SÃO LINDOS PORQUE REFLETEM A FACE DE JESUS! É O SENHOR QUE ESTÁ SOFRENDO NELES E PRECISAMOS FAZER ALGUMA COISA URGENTE!


OBRIGADA AOS FILHOS E FILHAS DESTA OBRA DE AMOR - NOSSO HALLEL EM FORMA DE AMOR AO SENHOR.

NÃO CONSIGO MAIS ESPERAR DE BRAÇOS CRUZADOS!

Ontem foi uma das experiências mais linda que tive, encontrei-me com Jesus e de todo coração me emocionei profundamente ao reconhecer o rosto dEle naquele que sofre.
Ontem, para os que não sabem, fomos distribuir sopa na praça de Nossa Senhora dos Remédios e foi muito gratificante, pois apesar de ver tanta necessidade em cada homem e em cada mulher que moram nas ruas, tivemos a oportunidade de levar um pouco de conforto aquelas almas.
Como foi difícil ouvir deles: " eu quero sair daqui! Eu não aguento mais essa vida! Precisamos de um lugar pra ficar...! Meu Deus! Levamos a sopa (que por sinal estava maravilhosa, segundo eles), levamos a alegria, ouvimos as histórias, porém, voltamos para o conforto de nossas casas e eles continuaram lá. Como foi dificil dormir sem pensar que eles estariam deitados sobre um papelão no chão, no frio (nem tanto agora), mas faz frio porque eles ficam perto do rio onde encontram um pouco mais de proteção. Fiquei com o coração dilacerado, chorei... (é, eu chorei!) porque me senti impotente diante das necessidades deles, são pessoas de todas as idades com problemas de saúde, psicologicos e de vícios, que querem uma chance, que querem viver... Hoje na nossa oração comunitária na Comunidade de Vida e na minha oração pessoal só conseguia rezar por eles e pedir ao Papai do Céu que nos conceda uma casa para acolhê-los.
Olhem que interessante, o Senhor nos deu a leitura de Atos 4, 32-37 - " os cristão tinham tudo em comum, colocavam seus bens a serviço do Reino..." e a outra de Mt 7, 7-11 - " Pedi e recebereis, batei e vos será aberto..." e ainda, nos disse ao Senhor: " Não tenham medo! Coragem! Não tardará!". Eu creio! A Palavra de Deus não volta se não tiver produzindo efeito. O Senhor ainda dizia-nos que era preciso acreditar que nós já temos a casa e que Ele nos levará até ela. Assim como conduziu o povo que saiu do Egito rumo a terra prometida, que mesmo sem saber onde ficava, seguiram adiante e o Senhor os guiou, assim também nós seremos guiados. Então, filhos e filhas vamos juntos seguir o Senhor até a nossa casa prometida.
Vamos ser ousados e ir a quem pode nos ajudar. Vocês aceitam o desafio?
Quando tiver as fotos da missão coloco aqui pra vocês. A missão com eles não terminou, apenas começou e se você quiser fazer essa experiência, todos os domingos estaremos vivenciando o amor. A Equipe de Obras Sociais da Comunidade assumirá daqui pra frente com a ajuda de todos e de quem quiser ajudar. Você pode nos ajudar tambem, doando com material para sopa ou lanche para eles, comunique a Equipe.
SE VOCÊ TIVER UMA CASA E QUISER NOS DOAR, ESTAMOS ACEITANDO! É URGENTE!!!!
Agradeço a todos que estiveram presente ontem, vocês fizeram a diferença. Amo vocês!