Propósito da Comunidade Hallel

Propósito da Comunidade Hallel
Viver este ano como Deus quer.

quarta-feira, 9 de março de 2011

RETIRO QUARESMAL

Hoje inicia-se a Quarema, um tempo propício para reflexão de vida e de conversão. Estarei colocando a aqui, os passos para quem quer fazer o Retiro Quaresma proposto pelo Serviço Inaciano de Espiritualidade. Nós já começamos (Comunidade de Vida). Acredito que muito ajudará quem deseja viver este tempo com Jesus.
DISCÍPULOS DE JESUS NA ESCOLA DE MATEUS.
Aprendam de mim que sou manso e humilde de coração (Mt 11, 29)

INTRODUÇÃO

1. O QUE É O RETIRO QUARESMAL?
Nos últimos seis anos, muitas pessoas conheceram o livreto “Retiro Quaresmal”, elaborado pelo Centro de Espiritualidade Inaciana de Itaici (CEI-Itaici). O roteiro oferece uma forma especial de fazer o retiro em casa no tempo da Quaresma, visando uma boa preparação para a Páscoa do Senhor. Trata-se, realmente, de fazer na própria casa um retiro que, normalmente, se faria em uma casa de retiros.
Fundamentalmente, o Retiro Quaresmal é um caminho de oração, feito no dia-a-dia, por um determinado tempo, baseando-se em exercícios de oração.
Os elementos básicos para fazer este Retiro Quaresmal são:
a) dedicar, quanto possível, trinta (30) minutos à oração pessoal diária;
b) rever esta oração durante alguns minutos;

2. COMO ORGANIZAR-SE PARA O RETIRO QUARESMAL?
O “coração” do Retiro Quaresmal é a dedicação de, pelo menos, trinta (30) minutos por dia, para os exercícios sugeridos. É importante encontrar um tempo favorável para estes exercícios diários de oração. Isto pede fidelidade. Aprendemos dos mestres de oração como é importante dar um tempo certo para a oração pessoal diária. Todos nós, hoje em dia, temos muito que fazer. Depende de nós organizarmo-nos e convencermo-nos de que o tempo é a condição fundamental para a oração acontecer. Assim escreve São Francisco de Sales: “É muito importante dar atenção a Deus, durante meia hora diária; mas quando os afazeres são muitos, então é necessário destinar uma hora inteira para a oração pessoal”.

O melhor tempo para a oração diária é aquele em que estou mais descansado, menos disperso e agitado pelas preocupações do dia. Bom seria que fosse sempre à mesma hora. Se isto não for possível, faço um planejamento semanal. Deveríamos mesmo agendar este tempo.
Terminado o tempo da oração pessoal, sou convidado a usar mais algum tempo para rever como foi a oração, peguntando-me a mim mesmo: Qual texto ou imagem me chamou mais a atenção? O que senti diante deste texto: apelos de Deus? Resistências? Recomenda-se ter uma espécie de diário espiritual onde se anota aquilo que aconteceu de importante e significativo durante a oração.

3. ROTEIRO PARA A ORAÇÃO DIÁRIA
Esquema como possível ajuda para os trinta (30) minutos de oração diária.
a) Escolher a hora e o lugar mais apropriado para a oração.

b) Acolher a presença de Deus, saber que Ele me quer junto de si.
c) Pedir a luz do Espírito Santo para que Ele me dirija e inspire.
d) No início de minha oração pessoal, rezo uma oração preparatória. Damos aqui uma ajudinha:
Aqui estou, meu Deus, diante de Ti, Tal como sou agora. Estou sentado diante de Ti, Senhor, Tranqüilo e pacificado. Estou na Tua presença e deixo-me conduzir. Abro-me à Tua proximidade. Deixa que a paz me habite.Concede-me a graça de me deixar “limpar” por Ti, Ser uma concha que se enche de Ti, meu Deus.
Que todos os meus pensamentos e sentimentos, Minha vontade e liberdade, sejam orientados para o Teu serviço e louvor,meus Deus! Assim seja!
e) depois me coloco diante do texto sugerido para cada dia.
• Leia o texto, mas com calma, uma primeira vez. Pare um pouco: peça alguma graça a Deus Nosso Senhor. Pedindo, você reconhece que tudo é dom e provém de Deus. O próprio texto vai sugerir algum pedido especial.

• Depois leia de novo a passagem. Desta vez, versículo por versículo. Pare a cada versículo lido. Preste atenção ao "barulhinho" que ele faz lá dentro de você. Ou repare na "pequena chama" que o Espírito de Jesus acendeu dentro de você. Aprenda com seu coração. Diga para Jesus ou para o Pai ou para Maria ou para José ou para aquela mulher pecadora ou aquele discípulo o que seu coração falar! Dois amigos têm muito que conversar...
• Terminando o tempo, agradeça por mais essa oração (ainda que tenha sido árida, difícil). Diga mais alguma coisa que você queira, responda a alguma inspiração ou apelo que você percebeu e se despeça rezando, com carinho, o Pai Nosso ou Ave Maria, conforme o caso e você preferir.

4. REVISÃO DA ORAÇÃO
Terminada a oração, revejo brevemente como me saí nela, perguntando-me:
• Que Palavra de Deus mais me tocou?
• Quais os sentimentos experimentei na sua oração?
o Consolação: abertura para Deus e para os irmãos, ânimo, paz, alegria, confiança, coragem, proximidade de Deus, experiência do sentido da vida.

 o Desolação: Fechamento em si, desânimo, angústia, tristeza, desconfiança, obscuridade, confusão.
• Senti algum apelo, impulso e desejo na oração?
• Senti alguma resistência ou dificuldade?
o Consolação: abertura para Deus e para os irmãos, ânimo, paz, alegria, confiança, coragem, proximidade de Deus, experiência do sentido da vida.

Anoto o que me pareceu mais significativo na forma de uma breve oração de súplica ou de agradecimento.
Este roteiro pode ser utilizado para a partilha da oração em grupo.

PARA A SEMANA INTRODUTÓRIA
APRENDAM DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO...

- discípulos de Jesus na escola de Mateus –

Estamos iniciando este Retiro Quaresmal (RQ), inspirados no Evangelho de São Mateus e seguindo a metodologia dos Exercícios Espirituais (EE) de Santo Inácio, em modalidade semelhante aos Exercícios na Vida Cotidiana (EVC).
Vamos, portanto, fazer EE e não um curso de Bíblia sobre o evangelho de Mateus, que vai ser o texto a partir do qual vamos rezar, deixando Deus nos falar e nos interpelar.
Para tanto, será preciso assumir a postura de discípulo que quer aprender com o Mestre Jesus. Daí o tema de nosso retiro: “Aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração” - na escola de Jesus com Mateus. Que tipo de discípulo queremos ser? Qual o sentido do discipulado para nós (em vista da missão)?

Graça da semana
A grande graça que pedimos neste retiro é a de tornar-nos discípulos, para ser missionários.

Textos para a semana
1º. Dia: Aprendendo a escutar

Iniciando minha preparação prévia, faço o sinal da cruz e acendo uma vela. Posso ter uma imagem de Jesus diante de minha mesa e uma vela.
Procuro hoje estar atento à minha capacidade de escuta, de ouvir. Ponho a mão no peito e escuto e sinto as batidas do meu coração e, colocando o dedo médio no pulso faço a mesma experiência. Presto atenção aos sons, ruídos que vem de fora, posso distingui-los, são fortes?... são fracos?... Posso diferenciar sua procedência: são de carros passando, são os cantos dos pássaros, são vozes ruidosas ou harmoniosas. É altamente preciosa a capacidade de ouvir.

Podemos aceitar, talvez, a repreensão do Senhor no (Sl 134(135), que nos exorta para não sermos como os que se apóiam em deuses pagãos, ainda que de ouro e prata, que tem boca e não podem falar, tem olhos e não podem ver, tem ouvidos e não podem ouvir. (cf v.14-17)

Pedido da graça: Invocando o Espírito Santo, peço a graça de crescer na capacidade da escuta para assim aprofundar melhor a Palavra de Deus.
Texto Mt 6,1-6; 16-18 - Leio atentamente a palavra de Deus proposta para hoje. Após a leitura pausada e atenta de toda a passagem uma ou duas vezes, paro para entender o seu conteúdo. Posso ir repetindo alguns versículos e refletir sobre seu significado para este tempo quaresmal.
Pergunto-me: Como posso eu viver as três práticas principais da Quaresma, a saber, a oração, o jejum e a caridade?
Finalizo minha oração com intensa súplica, pedindo a graça de viver consciente e piedosamente a presente Quaresma. Rezo um Pai nosso.

2º. Dia: Aprendendo a silenciar
Preparando-me, faço com grande recolhimento e devoção o sinal da cruz. Rezo a seguinte oração:
Ó Deus, assisti com vossa bondade a penitência que iniciamos, para que vivamos interiormente as práticas externas desta Quaresma. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Iniciando hoje meu momento de oração pessoal, acolho-me a mim mesmo tal como me sinto: meus Sentimentos, minhas preocupações, minhas alegrias, meus dissabores. Nosso Deus de tudo sabe e como amigo quer ouvir-me e consolar-me.
Faço agora a leitura de Mt 17, 21-22: Vou refletindo e orando A quaresma celebra o mistério da Paixão e Morte do Senhor, e deixa claro que todo o cristão, no seguimento de Jesus, vai passar por este caminho.
E assim, fortalecido, vou concluindo este momento de oração pessoal. Ajoelho-me e rezo o Pai nosso.

3º. Dia: O corpo em oração
Tomo consciência de que a oração pede um espaço de tempo predeterminado e uma posição agradável ao corpo e ao espírito.
Convido, pois, meu corpo a participar deste momento de oração. Procuro um bom lugar para sentar-me, coluna reta para poder respirar livremente. Sei que, em Cristo, todos os meus sentidos ganham caráter sagrado: o tato, a visão, o paladar, a audição e o olfato. Procuro acolher-me como corpo que eu sou, entrando em silêncio e harmonia com os meus sentidos.
Com fé faço a seguinte leitura do texto de Rubem Alves:
“Deus nos fez corpos. Deus fez-se corpo. Encarnou-se. Corpo: nosso destino, destino de Deus. Corpo, imagem de Deus. Isto é bom! Eterna divina solidariedade com a carne humana. Nada mais digno. O corpo não está destinado a elevar-se a espírito.
É o Espírito que escolhe fazer-se visível, no corpo.Corpo, realização do espírito: suas mãos, seus olhos, suas palavras, seus gestos de amor... Corpo: ventre onde Deus se forma. Maria grávida, Jesus, feito feto silencioso à espera, protegido no calor das entranhas de uma mulher. Jesus, corpo de Deus entre nós, corpo que se dá aos homens, corpo para os corpos, como carne e sangue, pão e vinho”

Faço minha reflexão e oração a partir do texto acima. Sinto o valor e dignidade do meu corpo?
Finalizo, dando louvores ao Senhor pela dádiva do meu corpo, pessoa humana criada à imagem e semelhança de Deus. Volto-me a Maria que gerou o corpo de Jesus e rezo a Ave Maria.

4º. Dia: Eis que estou à porta e bato...

Nos três dias anteriores fizemos exercícios breves. Tinham como objetivo dar-nos orientações próprias para iniciar o Retiro Quaresmal. Hoje é o dia em que posso dar ao Senhor o meu sim sincero à proposta que ele me fez, chamando-me a este retiro e me fará durante as seis semanas da Quaresma. O Senhor Deus deseja fazer uma ceia comigo.
Agora escuto o Senhor falar-me: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo (Ap 3,20).
Vou imaginar o Senhor diante de mim, pedindo entrada para a ceia, ceia que vai continuar por seis semanas. Deixo ressoar o versículo dentro de mim. E presto atenção ao que o Senhor quiser revelar-me. Ele bate à minha porta, sou livre em abri-la ou não. Paro, rezo longamente.
Neste dia posso anotar o que devo levar em conta para fazer uma boa oração pessoal: o lugar a escolher e preparar, a melhor escolha da hora do dia para estar a sós com o Senhor, o silêncio, a escuta, a concentração, a importância do corpo e seus sentidos. Que prática penitencial vou assumir? Preparo um caderno especial para estas e as demais anotações que farei no decorrer do retiro.

5º. e 6º. Dia: Oração de repetição
A oração do 5º. e 6º. dia consiste no exercício chamado de Repetição. Trata-se de aprofundar aquilo que rezei durante a semana. Santo Inácio diz: não é o muito saber que satisfaz a pessoa, mas o sentir e saborear as coisas internamente” [EE 2]. Por isso não é apresentado uma nova matéria de oração para este dia. Faço, pois, a oração a partir do texto ou sentimento que mais me consolou ou que mais me desolou na semana que passou. Faço como nos outros dias, iniciando com a oração preparatória e pedindo a graça da semana. Depois sirvo-me do texto mais significativo da semana e termino como nos demais dias.

Para mais informações sobre retiros e espiritualidade Inaciana, consulte o site: http://www.sies.org.br/ (Manaus) e http://www.itaici.org.br/ . Para dúvidas e direção espiritual: SIES – Serviço Inaciano de Espiritualidade Rua Leonardo Malcher, 347 - Aparecida - Fone: (92) 3622-9835 - Manaus/AM.

Se desejar que encaminhe para seu email, mande um email para mim: clenirvg@gmail.com  e clenirhallel@gmail.com
BOA QUARESMA A TODOS!