COMEÇA HOJE AS 18:30H NA COMUNIDADE HALLEL O CERCO DE JERICO, SÃO 07 DIAS NA PRESENÇA DE JESUS EUCARÍSTICO. A COMUNIDADE ESTARÁ ABERTA PARA RECEBÊ-LOS.
PARA VOCÊ ENTENDER MELHOR O CERCO DE JERICÓ:
FUNDAMENTA-SE NO LIVRO DE JOSUÉ 6, 1-27:Conquista de Jericó (CERCO DE JERICÓ)
1Jericó, cidade murada, tinha se fechado diante dos israelitas, e ninguém saía dela nem podia entrar. 2O Senhor disse a Josué: Vê, entreguei-te Jericó, seu rei e seus valentes guerreiros. 3 Dai volta à cidade, vós todos, homens de guerra; contornai toda a cidade uma vez. Assim farás durante seis dias. 4 Sete sacerdotes, tocando sete trombetas, irão adiante da arca. No sétimo dia dareis sete vezes volta à cidade, tocando os sacerdotes a trombeta. 5
Quando o som da trombeta for mais forte e ouvirdes a sua voz, todo o povo soltará um grande clamor e a muralha da cidade desabará. Então o povo tomará (de assalto) a cidade, cada um no lugar que lhe ficar defronte. 6 Josué, filho de Nun, convocou os sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança, e sete sacerdotes estejam diante dela tocando as trombetas. 7 E disse em seguida ao povo:
Avante! Dai volta à cidade, marchando os guerreiros diante da arca do Senhor. 8 Logo que Josué acabou de falar, os sete sacerdotes, levando as sete trombetas, retumbantes, puseram-se em marcha diante do Senhor, tocando os seus instrumentos; e a arca da aliança do Senhor os seguiu. 9 Marcharam os guerreiros diante dos sacerdotes que tocavam a trombeta, e à retaguarda seguia a arca; e durante toda a marcha ouvia-se o retinir das trombetas. 10 Ora, Josué havia dado essa ordem ao povo: não griteis, nem façais ouvir a vossa voz, nem saia de vossa boca palavra alguma, até o dia em que eu vos disser: Gritai! Então clamareis com força. 11 A arca do Senhor deu uma volta à cidade, e retornaram ao acampamento para ali passar a noite. 12 Josué levantou-se muito cedo e os sacerdotes levaram a arca do Senhor. 13 Os sete sacerdotes, levando as sete trombetas retumbantes, marchavam diante da arca do Senhor, tocando a trombeta durante a marcha. Os guerreiros precediam-nos, e à retaguarda seguia a arca do Senhor. E ouvia-se o retinir da trombeta durante a marcha. 14 Deram volta à cidade uma vez, no segundo dia, e voltaram ao acampamento.
O mesmo fizeram durante seis dias. 15
Mas, ao sétimo dia, levantando-se de madrugada, deram volta à cidade sete vezes, como nos dias precedentes: esse foi o único dia em que fizeram sete vezes a volta. 16 Quando os sacerdotes tocaram as trombetas na sétima volta, Josué disse ao povo:
Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade.17 A cidade será votada ao Senhor por interdito, como tudo o que nela se encontra; exceção feita somente a Raab, a prostituta, que terá a sua vida salva com todos os que se encontrarem em sua casa, porque ocultou os espiões que tínhamos enviado. 18 Mas guardai-vos (de tocar) no que é votado ao interdito. Se tomardes algo do que foi anatematizado, atraireis o interdito sobre o acampamento de Israel, o que seria uma catástrofe. 19 Toda a prata, todo o ouro e todos os objetos de bronze e de ferro serão consagrados ao Senhor e farão parte do seu tesouro. 20 O povo clamou e os sacerdotes tocaram as trombetas. E logo que o povo ouviu o som das trombetas, levantou um grande clamor.
A muralha desabou. A multidão subiu à cidade, sem nada diante de si. 21 Tomaram a cidade e votaram-na ao interdito, passando a fio de espada tudo o que nela se encontrava, homens, mulheres, crianças, velhos e até mesmo os bois, as ovelhas e os jumentos. 22 Josué disse então aos dois homens que tinham explorado a terra: Entrai na casa da prostituta e fazei-a sair de lá com tudo o que lhe pertence. 23 Os espiões entraram na casa e fizeram sair Raab, seu pai, sua mãe, seus irmãos e tudo o que lhe pertencia, toda a sua parentela, e puseram-nos em segurança fora do acampamento de Israel. 24 Queimaram a cidade com tudo o que ela continha, exceto prata, ouro e todos os objetos de bronze e de ferro que foram recolhidos aos tesouros da casa do Senhor. 25 Josué conservou a vida de Raab, a prostituta, bem como a da família de seu pai e a de todos os seus, de sorte que ela habitou no meio de Israel até este dia, porque ela havia ocultado os mensageiros enviados a explorar Jericó. 26 Então proferiu Josué este juramento: Maldito seja diante do Senhor quem tentar reconstruir esta cidade de Jericó! Será ao preço do seu primogênito que lhe lançará os primeiros fundamentos, e será à custa do último de seus filhos, que lhe porá as portas! 27
O Senhor estava com Josué, e o seu renome divulgou-se por toda a terra.Nos últimos anos surgiu com intensidade essa prática na vida da Igreja Católica, principalmente nas comunidades com alguma experiência nos encontros de oração da Renovação Carismática Católica. Assim quando um grupo de pessoas sente que algo está sendo difícil de resolver ou os problemas superam todas as expectativas, dá-se início a um CERCO DE JERICÓ.
Da mesma forma como descrito no texto de Josué, capítulo 6, queremos estar orando e pedindo para que sejamos inteiramente livres.
PONTOS DE REFLEXÃO SOBRE O TEXTO DE JOSUÉ
Ao se refletir sobre o capítulo seis de Josué, podemos destacar alguns pontos para uma compreensão dessa passagem e também para análise de nossa vida de oração:
1. PERSEVERANÇA
A oração, mesmo em circunstâncias difíceis deve ser realizada com perseverança, isto é, pacientemente, em momentos escolhidos e repetida, assim, independente do resultado que se apresentará ao pedido realizado, estaremos criando o hábito de orar.
2. CLAMOR INTENSIVO
O clamor, depois de realizada a oração de forma perseverante é bem vindo, se mesmo sendo fiéis a oração ainda não foi respondida, devemos clamar com vigor para sermos ouvidos. Da mesma forma que a criança que pede calmamente o que deseja à mãe e passa a chorar, gritar e incomodar caso não receba sua resposta, assim também podemos nos comportar diante de Deus.
3. A FÉ DERRUBA OS OBSTÁCULOS
É pela fé e a insistência que ela proporciona, que somos atendidos por Deus, assim todas as barreiras sejam externas ou interiores podem cair a partir do momento que Deus tudo pode e vai agir em nossas vidas.
4. NÃO SE TOMAR ESPÓLIOS
Não se carregar nada daquilo que fomos libertados, seja uma barreira, seja uma dor, seja um trauma, seja o muro de Jericó. Devemos entregar todo o espólio ao Senhor que saberá o que fazer com eles. Portanto se você se libertar ou conseguir alguma graça durante essa oração, apenas louve e bendiga ao Senhor, mas não mantenha nada em seu coração.
5. A SALVAÇÃO DE RAAB -Mesmo as pessoas que muitas vezes julgamos ser as menos merecedoras da graça de Deus, como o exemplo, a prostituta Raab, são dignos do amor de Deus e capazes de gestos dignos de filhos de Deus, portanto não julgue, apenas aceite aquilo que o Senhor determinar.
ESPERAREMOS POR VOCÊ PARA JUNTOS DERRUBARMOS AS MURALHAS DE JERICÓ!
MAIS FOTOS DO II CONGRESSO DAS FAMÍLIAS